Terapias Alternativas para Animais

RSS

Translate

Post Icon

CROMOTERAPIA EM ANIMAIS

Bastão utilizado na Terapia das Cores

Cromoterapia é a utilização da energia das cores para o equilíbrio e harmonização do indivíduo. O tratamento se faz nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, utilizando a energia luminosa colorida, para reestabelecer o equilíbrio dos chakras e do campo bioenergético. A Cromoterapia pode ser utilizada em humanos, animais e até mesmo nas plantas.

Os animais são muito sensíveis à energia das cores e respondem muito bem à Cromoterapia, muitas vezes chegando a adormecer durante a sessão de tratamento. Alguns animais não veem as cores como os humanos, porém isto não significa que eles não sejam afetados pela energia das mesmas.

Formas de utilização da Cromoterapia em animais:
- Utilização das cores dos alimentos para reequilibras os chakras em desequilíbrio;
- Utilização das cores através a energia dos cristais e da luz solar, passando-as para os líquidos e fazendo uso através da sua ingestão.
- Utilização de fluidos coloridos, à base de ervas e essências aromáticas, utilizadas isoladamente ou não, de modo a propiciar a combinação mais adequada para cada caso;
- Utilização de fontes luminosas aplicadas diretamente sobre os chakras ou então de forma a irradiar-se por todo o corpo;
- Cromopuntura;
- Harmonização do ambiente em que o animal vive ou nas roupinhas (se utilizadas).

Indicações das Cores:

- Vermelho: é uma cor forte e quente. Se usado moderadamente, atrai resultados positivos. Em exagero pode se tornar incômodo e agressivo.
- Laranja: esta cor é a mistura do vermelho com o amarelo e transmite muito otimismo. Atrai agilidade, além de encorajar a alma.
- Amarelo: o amarelo é a cor da inspiração, da luz. Estimula a intuição e está associado à inteligência e ao desprendimento.
- Verde: é a cor da esperança, da natureza. Está associada à regeneração, ao crescimento. Alivia o estresse.
- Azul: acalma e favorece a harmonia. Mas se usado em exagero pode acabar provocando desânimo.
- Violeta: purifica o espírito e eleva a intuição.
- Marrom: significa disciplina e constância. Se não for usado na medida certa pode representar excessiva dependência afetiva do animal em relação ao dono.
- Preto: representa discrição, afasta a inveja, mas também absorve muitas energias. Transforma as energias negativas em positivas. É a cor do isolamento.
- Branco: é a mistura de todas as cores. Não é a cor mais aconselhada em um momento de indecisão. Afasta as energias negativas e estimula a comunicação.

A aplicação do foco de luz pode ser acompanhada de outras formas terapêuticas, como a Musicoterapia, Aromaterapia, Massagens, etc. Aliada à Terapia Floral, traz grandes benefícios ao animal, principalmente por não ser um tratamento evasivo.

A Cromoterapia pode ser utilizada para tratamento coadjuvante nas doenças e síndromes dolorosas do animal e/ou para auxiliar no reequilíbrio comportamental, tratando agressividade, ansiedade, medos, fobias, etc. Quais cores utilizar, bem como os locais de aplicação dependem de uma avaliação prévia do terapeuta. O tratamento é feito em domicílio de forma a minimizar o stress do na animal.

Diana Raquel Fontana
Terapeuta Holística
(14) 9879-2959 

A Cromoterapia consta da relação das principais Terapias Alternativas ou Complementares reconhecida pela Organização Mundial da Saúde em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da "World Health Organization - OMS", Dr. Halfdan mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais da OMS, Dr. Robert Bannerman.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Efficere - Soluções Empresariais. Tecnologia do Blogger.