Terapias Alternativas para Animais

RSS

Translate

Post Icon

CONHECENDO MAIS: Terapias Alternativas em Animais


Inicialmente as terapias alternativas eram utilizadas apenas para tratar doenças de seres humanos. 
Porém a humanização dos animais de estimação fez com que estes começassem a sofrer doenças antes características somente de humanos, como medo, stress e ansiedade. Isso fez com que seus donos também procurassem um modo de cura menos evasivo para tratar de seus animais: as terapias alternativas. 

Cada vez mais o Reiki, a Aromaterapia, os Florais, entre outras terapias estão sendo utilizadas para tratar doenças  e questões psicológicas em animais. Lembrando que esses tratamentos sempre devem ser realizados por um terapeuta especializado e utilizados em conjunto com o tratamento convencional, para que dessa maneira seja oferecida ao animal uma maior qualidade de vida.

Reiki: consiste na liberação de energia através da imposição das mãos do terapeuta sobre o animal. Possui efeitos extremamente benéficos contra distúrbios e doenças. Pesquisadores da USP testaram a técnica em camundongos, isolando um grupo que recebeu Reiki e outro grupo que não recebeu o tratamento. Como o animal não possui fé nem crenças, dessa forma foi possível isolar o efeito Placebo. Após algum tempo concluiu-se que os camundongos que receberam a técnica haviam dobrado a capacidade de destruir as células cancerígenas.

Florais de Bach: Os Florais foram criados pelo Dr. Edward Bach e são produzidos a partir de essências florais. As essências não são tóxicas e não possuem efeitos colateriais. Na medicina veterinária a terapia floral é muito utilizada para tratar de problemas comportamentais, como o medo e a agressividade, e também problemas dermatológicos, entre outros. Podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto com outras terapias alternativas ou medicamentos convencionais. 
A indicação de florais deve ser sempre feito por um terapeuta especializado após a avaliação do animal, já que cada tipo de floral é indicado para tratar de um problema específico. 
É importante saber que os Florais ministrados em animais jamais deverão possuir conservantes alcoólicos em sua formulação (recomendação do Bach Centre, localizado na Inglaterra). Por isso, preste muita atenção em Florais vendidos no mercado, pois muitos possuem conservantes e ao invés de ajudar seu animalzinho, estará prejudicando-o. Conservantes alcoólicos devem ser utilizados somente em Florais recomendados para humanos.


Aromaterapia:  Comprovadamente os animais tem capacidade de sentir cheiros que nós humanos não conseguimos sentir nem mesmo utilizando equipamentos científicos.  No exemplo dos cães, estes possuem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada qual com pelo menos 100 pêlos sensoriais, enquanto que o epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pêlos sensoriais. 
A Aromaterapia em animais pode ser utilizada de várias formas: através de inalação, aplicada no local onde ele dorme, através de banhos e massagens. Essa terapia é indicada para acalmar animais agressivos, para doenças de pele, carrapatos e pulgas, ajudar a manter o animal mais centrado em casos de adestramento, entre outros.

Lembrando sempre que as Terapias Alternativas não substituem a consulta nem o tratamento veterinário, elas contribuem para melhorar a qualidade de vida do seu animalzinho e minimizar os sintomas de determinadas doenças. 

Entre em contato e receba maiores informações.

Diana Raquel Fontana
Terapeuta Holística
 

(14) 9879-2959

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Efficere - Soluções Empresariais. Tecnologia do Blogger.